ecommerce

Configuração de FTP do Google Cloud com FileZilla (início rápido)

Neste tutorial, você aprenderá como configurar rapidamente o FileZilla para gerenciar remotamente seus arquivos para sites executados no Google Cloud Platform. Este é um tutorial de início rápido projetado para sites executados no mecanismo de computação do Google Cloud.

Configurar FileZilla FTP é uma maneira rápida e fácil de gerenciar remotamente os arquivos do seu site.

Para começar, acompanhe o vídeo acima. Se você ficar preso, verifique abaixo para ver as etapas listadas individualmente com imagens.

Antes de iniciar este tutorial, você já deve ter criado uma conta do Google Cloud Platform e lançado um site no Google Cloud Platform Compute Engine.

Existem 7 etapas neste tutorial:

1. Baixe PuTTY e FileZilla

logótipos putty e filezilla

A primeira etapa deste tutorial é baixar o PuTTY e o FileZilla .

Putty é um cliente SSH e gerador de chaves. Você usará este aplicativo para gerar um par de chaves públicas/privadas e estabelecer uma conexão segura entre sua instância do Google Cloud Platform e o FileZilla.

FileZilla é o cliente FTP que usaremos para gerenciar com segurança os arquivos do nosso site do Google Cloud diretamente de nosso desktop.

2. Gerar chaves SSH

configuração de ftp do google cloud gerar arquivos de chave putty ssh
Depois de baixar o PuTTY Key Generator, abra o aplicativo e clique no botão “Gerar” para criar um novo par de chaves SSH. Depois de clicar no botão Gerar , mova o cursor sob a barra de progresso para gerar seus arquivos de chave SSH.

3. Copie e salve as chaves

configuração de ftp do google cloud salvar arquivos de chave ssh
Depois que seus arquivos de chave SSH forem gerados, copie o texto da chave pública da caixa superior e baixe o arquivo de chave privada clicando no botão Salvar chave privada .

4. Cole a chave pública no Google Cloud

google cloud ftp metadados editar chaves ssh
No menu de hambúrguer no canto superior esquerdo do painel do Google Cloud Platform, navegue até Compute Engine > Metadata > SSH Keys . Clique no botão Editar .
google cloud ftp colar chave pública ssh
Role até a parte inferior da página Editar , clique no botão Adicionar item e cole o texto da Chave pública que você copiou na Etapa 3 na caixa. Por fim, clique em Salvar .

5. Carregue a chave privada no FileZilla

google cloud ftp filezilla navegue até as configurações
Abra o FileZilla e navegue até Editar > Configurações .
google cloud ftp chave privada filezilla
Na coluna à esquerda do menu de configurações, navegue até Conexão > FTP > SFTP . Clique no botão Adicionar arquivo de chave… e selecione o arquivo de chave privada que você baixou na Etapa 3.

6. Estabeleça conexão com o Google Cloud

Para estabelecer uma conexão entre o Google Cloud e o Filezilla, você precisará do endereço IP da sua instância e do nome de usuário da sua chave SSH.

chave de cópia ftp do google cloud
No painel do Google Cloud, navegue até Compute Engine > VM instances e copie o endereço IP da instância à qual deseja se conectar. Além disso, copie seu nome de usuário SSH, que é exibido na seção de comentários da chave do painel do putty e no final do texto da chave pública.
google cloud ftp conectar com filezilla
De volta ao painel do FileZilla, digite sftp:// seguido do endereço IP da instância à qual você deseja se conectar. No campo de nome de usuário, cole seu nome de usuário do PuTTY.
Por fim, clique no botão Quickconnect .

7. Navegue até seu diretório raiz

google cloud ftp pasta aberta
Depois de se conectar com sucesso, clique na pasta superior na seção Site remoto no lado direito da tela.
google cloud ftp entre no diretório raiz
Depois que esse diretório estiver aberto, navegue até o diretório raiz colando o caminho do diretório no campo do host remoto.

Se você estiver executando a versão Bitnami do WordPress no Google Cloud, seu diretório raiz está localizado em:

/opt/bitnami/apps/wordpress/htdocs

Se você estiver executando a versão Click-to-Deploy do WordPress no Google Cloud, seu diretório raiz está localizado em:

/var/www/html

É isso!

Se você encontrar erros de permissão, clique aqui para corrigir o problema.

Se você deseja configurar suas chaves SSH usando a interface de linha de comando gcloud do Cloud SDK, pode conferir esse tutorial aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *